2021-04-27

RELATÓRIO DE PROGRESSO DO ÓLEO DE PALMA DA FERRERO 2020

 A Ferrero está totalmente comprometida em assegurar uma cadeia de fornecimento de óleo de palma livre de desmatamento e exploração através de uma cooperação ativa com ONGs, principais partes interessadas e fornecedores, e continua a se comprometer a obter óleo de palma sustentável, 100% Certificado pela RSPO e Segregado e rastreável de volta às plantações. Além da certificação RSPO, continuamos a ser um membro ativo do POIG (Grupo de Inovação de Óleo de Palma) e HCSA (Abordagem de Alto Estoque de Carbono). Ambas as iniciativas estabelecem os mais altos padrões atualmente disponíveis para alcançar cadeias de fornecimento de óleo de palma responsáveis. Investimos no estabelecimento de relações comerciais diretas de longo prazo com nossos fornecedores e os envolvemos através de nossa Carta do Óleo de Palma, abordando questões ambientais e sociais. A fim de monitorar o desmatamento potencial e promover mudanças positivas no terreno, usamos o serviço de monitoramento e verificação via satélite Starling em todas as nossas áreas de fornecimento de óleo de palma.

Os compromissos e ações da Ferrero em relação ao fornecimento responsável de óleo de palma vão além das exigências e certificações básicas e são uma característica distintiva de nossa abordagem. Continuaremos a construir sobre estes elementos para reforçar ainda mais nossa abordagem em benefício do meio ambiente e das comunidades que vivem e trabalham nos países produtores de óleo de palma.

Rastreabilidade e transparência da cadeia de fornecimento

Um fator chave na abordagem da Ferrero em relação ao óleo de palma sustentável é manter um nível robusto de rastreabilidade do moinho e da plantação. Isto nos permite ter uma clara visibilidade da primeira milha de nossa cadeia de fornecimento de óleo de palma. A transparência é outro elemento essencial de nossa abordagem e a cada seis meses publicamos a lista de moinhos dos quais obtemos nosso óleo de palma. A lista mais recente, relacionada com o primeiro semestre de 2020, está disponível aqui.

Após as recentes aquisições, recebemos novos produtos na família Ferrero e estamos agora trabalhando para integrá-los em nossa cadeia de fornecimento. Os produtos da Ferrero, não incluindo as aquisições, ainda continuam a obter óleo de palma sustentável que é 100% Certificado E Segregado pela RSPO, enquanto nossos produtos adquiridos não possuem atualmente este alto nível de certificação. Estamos trabalhando para ampliar nosso compromisso de adquirir somente óleo de palma sustentável que seja Certificado e Segregado 100% RSPO também para esses produtos e trazê-los aos nossos padrões gerais de fornecimento de óleo de palma responsável. Isto pode levar algum tempo e depende das complexidades dos processos de integração pós-aquisição, incluindo a infra-estrutura disponível e as cadeias de fornecimento.

Países de onde a Ferrero obteve seu óleo de palma em 2020:
País | Volume %
Brasil 0,82%
Colômbia 1,03%
Costa Rica 0,85%
Guatemala 4,11%
Honduras 1,70%
Indonésia 11,34%
Malásia 79,77%
Papua Nova Guiné 0,36%
Ilhas Salomão 0,01%
Tailândia 0,01%

Nossa abordagem fortalecida

Com base nos muitos anos de impacto positivo da Carta do Óleo de Palma Ferrero existente, durante 2020 empreendemos um grande esforço de colaboração com nossas principais partes interessadas internas e externas para revisá-la, a fim de fortalecer ainda mais nossos compromissos e ações. A nova Carta, atualmente em fase de conclusão, estará pronta em meados de 2021 e refletirá melhor os desafios futuros e a proposta de valor da Ferrero.

Após um teste em 2016, a partir de outubro de 2020 Ferrero começou a utilizar o serviço de monitoramento e verificação via satélite Starlingem toda a nossa cadeia de fornecimento de óleo de palma (cerca de um milhão de hectares). Operado pela Earthworm Foundation e Airbus, Starling usa uma combinação de imagens de satélite e experiência no terreno para monitorar mudanças na cobertura da terra e perturbações na cobertura florestal em tempo quase real. Ao fornecer dados que mostram onde ocorre o desmatamento potencial, Starling nos permite identificar queixas em nossa cadeia de suprimentos e gerar mudanças positivas no local. Estamos confiantes de que esta ferramenta de verificação fortalecerá nossos esforços para garantir uma cadeia de abastecimento de óleo de palma sustentável.

Apoiando ativamente a Transformação

Continuamos a ser um promotor ativo de óleo de palma sustentável em vários níveis. Somos membros contribuintes de várias plataformas de especialistas multidisciplinares e mesas redondas, onde o futuro da indústria do óleo de palma é adaptado e discutido.
Continuamos a trabalhar em conjunto com a Aliança Europeia de Óleo de Palma (EPOA) e somos um membro ativo da RSPO. Ferrero acredita que é crucial para a integridade, credibilidade e progresso contínuo da RSPO que cada membro apoie, promova e trabalhe para a produção, aquisição e uso sustentável do óleo de palma.

A Ferrero também está ativamente envolvida no Grupo de Trabalho de Varejo e Fabricante (RMWG) da POIG, um espaço construtivo colaborativo para que as marcas responsáveis se inspirem mutuamente e ofereçam apoio e orientação sobre como aumentar a obtenção de óleo de palma rastreável e responsável. Mais informações sobre como os fabricantes da POIG, incluindo a Ferrero, lideram novas abordagens para a obtenção de óleo de palma podem ser encontradas aqui.

Para produzir óleo de palma de forma sustentável, é necessário mais do que se concentrar na prevenção do desmatamento ou perda de habitat. Manejo integrado avançado de pragas (MIP), produtos de proteção de plantas menos tóxicos e práticas de produção favoráveis à biodiversidade são cruciais para se chegar a sistemas de produção ambiental, social e economicamente sustentáveis. Por essas razões, em 2020 começamos a trabalhar com a Rede de Agricultura Sustentável (SAN) em um projeto piloto que visa promover o Manejo Integrado de Pragas (IPM) e as práticas de conservação da biodiversidade em fazendas para produtores de óleo de palma. Este projeto visa recomendar um conjunto de práticas eficazes de MIP, sugerir pesticidas de baixo risco como alternativas aos pesticidas altamente perigosos ou de alto risco e propor um design de habitat para insetos benéficos que contribuem para o controle de pragas. Mais informações sobre este projeto estão disponíveis aqui.

Os dados numéricos deste Relatório referem-se a janeiro a dezembro de 2020.

2021-05-10

Ferrero mantém impulso para ajudar a acabar com o desmatamento no cacau

Ferrero mantém impulso para ajudar a acabar com o desmatamento no cacau

Ferrero mantém impulso para ajudar a acabar com o desmatamento no cacau

read more

2021-05-03

A FERRERO FIRMA PARCERIA COM A FAI FARMS PARA APROMORAMENTO DA SUA ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE EM LATICÍNIOS

A FERRERO FIRMA PARCERIA COM A FAI FARMS PARA APROMORAMENTO DA SUA ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE EM LATICÍNIOS

A FERRERO FIRMA PARCERIA COM A FAI FARMS PARA APROMORAMENTO DA SUA ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE EM LATICÍNIOS

read more

2021-04-27

Ferrero está a caminho de obter eletricidade 100% verde em todas as suas fábricas

Ferrero está a caminho de obter eletricidade 100% verde em todas as suas fábricas

Ferrero está a caminho de obter eletricidade 100% verde em todas as suas fábricas

read more

2021-02-22

O GRUPO FERRERO APROVOU AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS CONSOLIDADAS EM 31/08/2020

O GRUPO FERRERO APROVOU AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS CONSOLIDADAS EM 31/08/2020

O GRUPO FERRERO APROVOU AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS CONSOLIDADAS EM 31/08/2020

read more

news archive

2021

janeiro

fevereiro

março

abril

maio

junho

julho

agosto

setembro

outubro

novembro

dezembro