Skip to main content
Palm Oil

Óleo de Palma

NOSSO ÓLEO DE PALMA
O fornecimento sustentável de óleo de palma é um dos focos mais importantes de nossa abordagem de abastecimento responsável.

O óleo de palma faz parte do consumo humano há milhares de anos e é um ingrediente de qualidade que aprimora o sabor e a textura de nossos produtos, além de prolongar a vida útil deles. Mais de 40 países produzem óleo de palma, sendo a Malásia e a Indonésia responsáveis por cerca de 85% da produção global.

Um dos desafios da obtenção de óleo de palma é que, quando não obtido de forma sustentável, os métodos de colheita podem ter um impacto negativo na proteção da biodiversidade. O óleo de palma de origem não sustentável pode contribuir significativamente para mudanças no uso da terra, juntamente com a utilização de produtos químicos em florestas tropicais e outros habitats ricos em espécies, levando ao desmatamento. Questões sociais também podem ser um problema, juntamente com a dificuldade de rastrear o óleo de palma até a sua origem. Além disso, os direitos à terra das comunidades indígenas muitas vezes não são reconhecidos, e o desmatamento por empresas de óleo de palma pode deslocar os agricultores rurais.

A Ferrero está comprometida com o uso de óleo de palma sustentável. Desde 2015, quando nos tornamos uma das primeiras empresas globais a usar apenas 100% de óleo de palma com o certificado pela RSPO, aumentamos nossos esforços para garantir nossa contribuição para uma cadeia de fornecimento de óleo de palma sustentável. O World Wildlife Fund (WWF) reconheceu a liderança da Ferrero na abordagem desses desafios e no fornecimento responsável de óleo de palma.

Our main palm oil map sourcing areas
Indonésia
Malásia
Papua-
Nova Guiné
test

Nosso abastecimento diferenciado é baseado nos seguintes princípios fundamentais:

  1. Obtenção de óleo de palma segregado 100% certificado pela RSPO para produtos Ferrero de um número limitado de fornecedores confiáveis, para que possamos rastrear nosso óleo de palma até o nível da plantação enquanto trabalhamos com nossos fornecedores para implementar melhorias e soluções.
  2. Monitoramento de toda a nossa cadeia de fornecimento de óleo de palma para evitar o desmatamento com a tecnologia de satélite Starling (cobertura de mais de 1 milhão de hectares de terra).
  3. Uma Carta de Óleo de Palma e um Código do Fornecedor que descrevem nossos padrões e requisitos para óleo de palma de origem responsável.
  4. Divulgação de nossa cadeia de fornecimento de óleo de palma para marcas Ferrero estabelecidas e produtos adquiridos.
  5. Rastreabilidade de óleo de palma para plantações que atendem Ferrero, Thorntons, Fannie May e Ferrero Mainstream Chocolate fornecendo 99,6% de óleo de palma segregado certificado pela RSPO, com 99,8% dele sendo rastreável até as plantações.

Para continuar evoluindo e inovando em nossos métodos de fornecimento por meio de uma boa colaboração com as partes interessadas em todos os níveis, atualizamos nossa Carta do Óleo de Palma de 2013, descrevendo nossa ambição de alcançar uma indústria de óleo de palma boa para as pessoas e para a natureza, indo além do que já conquistamos na nossa certificação. Estamos trabalhando para concretizar essa ambição por meio de nossa abordagem ao fornecimento responsável de óleo de palma, criando valor para que pequenos produtores e comunidades agrícolas prosperem.

Palm Oil
OS 7 PRINCÍPIOS DA RSPO

Para serem certificados pela RSPO, os produtores de óleo de palma precisam cumprir os sete princípios a seguir:

(Atualização dos Princípios e Critérios RSPO 2018)

  1. Comportar-se de forma ética e transparente;
  2. Operar legalmente e respeitar os direitos;
  3. Otimizar a produtividade, eficiência, impactos positivos e resiliência;
  4. Respeitar a comunidade e os direitos humanos e oferecer benefícios;
  5. Apoiar a inclusão de pequenos produtores;
  6. Respeitar os direitos e condições dos trabalhadores;
  7. Proteger, conservar e melhorar os ecossistemas e o meio ambiente.

Ficamos felizes com a Carta do Óleo de Palma da Ferrero: Em primeiro lugar, porque se baseia em uma implementação bem-sucedida de compromissos anteriores. Em segundo lugar, a Ferrero está demonstrando seu compromisso em impulsionar a excelência ambiental e social vinculada a fortes valores centrais e mudanças de longo prazo. Por fim, esta Carta vai inspirar outras empresas a elevarem seus padrões.
Bastien Sachet, CEO da Earthworm Foundation.

A Carta do Óleo de Palma

Direitos humanos e práticas sociais, proteção ambiental e transparência do fornecedor

Palm Oil Charter
Palm Oil Charter
Palm Oil Charter

Os três pilares são desenvolvidos em um processo de análise que abrange todos os fornecedores da Ferrero.

  • A Ferrero está comprometida com a melhoria das condições de trabalho em toda a sua cadeia de valor. Trabalhadores com recrutamento justo, condições de trabalho e de vida.
  • A Ferrero está monitorando e verificando ativamente se sua cadeia de valor está livre de desmatamento. Verificação por satélite para garantir desmatamento zero em nossa cadeia de valor.
  • A Ferrero está alcançando uma cadeia de valor totalmente transparente. Rastreabilidade total das plantações, publicação da lista de usinas e propriedades, plano de ação com prazo determinado e relatórios de progresso.

ÓLEO DE PALMA FERRERO

Certificado RSPO

A Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO) desenvolveu um conjunto de critérios ambientais e sociais que as empresas devem cumprir para produzir óleo de palma sustentável (Certified Sustainable Palm Oil - CSPO). Esses critérios visam impor práticas sustentáveis no cultivo. O óleo de palma nos produtos Ferrero vem de uma cadeia de suprimentos "segregada" certificada. É proveniente de diferentes plantações certificadas e separado do óleo de palma comum em toda a cadeia de abastecimento. Por meio desse sistema, o óleo de palma da Ferrero pode ser rastreado até as fábricas, garantindo que não venha de plantações sujeitas a desmatamento.

Nossos esforços reconhecidos pela WWF

Nossos esforços são reconhecidos por ONGs como a WWF. Em seu Scorecard dos Compradores de Óleo de Palma de 2021, que avalia as empresas globais por apoiarem o óleo de palma sustentável, a WWF lista a Ferrero em terceiro lugar entre 227. Com uma pontuação de 21,7 em 24, a Ferrero é classificada como líder na indústria de grandes varejistas globais, fabricantes de bens e empresas de serviços de alimentação. A Ferrero é especialmente reconhecida por seus esforços que abordam a questão do desmatamento em áreas tropicais e pela transparência de sua cadeia de suprimentos. Este resultado é um reconhecimento de nossos esforços em trabalhar com óleo de palma de origem responsável e um grande incentivo para continuar nossa jornada.

A Ferrero iniciou sua jornada na pequena cidade de Alba, na Itália, em 1946. Hoje, é uma das maiores empresas de doces do mundo, com mais de 35 marcas icônicas vendidas em mais de 170 países. A Ferrero leva alegria para as pessoas em todo o mundo com doces muito amados, incluindo Nutella®, Kinder®, Tic Tac® e Ferrero Rocher®. Mais de 46.000 colaboradores são apaixonados por ajudar as pessoas a celebrar os momentos especiais da vida. A cultura familiar do Grupo Ferrero, agora em sua terceira geração, é baseada na dedicação à qualidade e à excelência, herança e compromisso com o planeta e as comunidades nas quais operamos.