
A história de uma família
A história do Grupo Ferrero é uma história de sucesso na terceira geração, em que o desenvolvimento de uma empresa multinacional combina perfeitamente com o passado, o presente e o futuro de uma obstinada família piemontesa.
O COMEÇO EM ALBA E OS ANOS SEGUINTES
Temos de voltar aos anos 40 para descobrir as raízes deste sucesso. Esses foram os anos em que Piera e Pietro, pais de Michele, transformaram uma pastelaria em uma fábrica. A Família Ferrero foi a primeira fabricante italiana após a Segunda Guerra Mundial a abrir locais de produção e escritórios no exterior, no setor de confeitaria, transformando a empresa em um Grupo verdadeiramente internacional. Essas primeiras etapas decisivas ocorreram graças aos produtos "inventados" por Pietro Ferrero e seu filho Michele, que era então muito jovem. Outra chave para o sucesso foi a rede de vendas eficaz organizada por Giovanni, irmão de Pietro, que morreu em 1949.
UM SUCESSO MUNDIAL
Após o sucesso da empresa na Itália, Michele Ferrero decidiu começar a produzir também no exterior. Em 1956 inaugurou uma grande fábrica na Alemanha e, pouco tempo depois, uma fábrica na França. Foi o prelúdio de uma rápida expansão da Ferrero na Europa, com a criação de escritórios comerciais e centros de produção na Bélgica, Holanda, Áustria, Suíça, Suécia, Reino Unido, Irlanda e Espanha.
Nas décadas seguintes a Ferrero se tornou global, com empresas e unidades na América do Norte e do Sul, Sudeste Asiático, Europa Oriental, África, Austrália e, mais recentemente, na Turquia, México e China.
AS PRIMEIRAS AQUISIÇÕES
Durante 2015, a Ferrero iniciou o despontar de uma nova era para a empresa com duas importantes aquisições. Em março, a empresa obteve a aprovação final para iniciar o processo de integração com a Oltan, empresa líder em coleta, torrefação e comercialização de avelãs na Turquia. A segunda aquisição, no mês de agosto, foi a Thorntons, empresa de confeitaria de chocolates fundada em 1911 no Reino Unido.
A Thorntons, que emprega mais de 3.300 pessoas, agora faz parte da família ampliada. Temos valiosas histórias de família e compartilhamos um forte compromisso em encantar clientes com produtos de confeitaria de excelência e alta qualidade.
RESPONSABILIDADE SOCIAL DO GRUPO
No momento, a Ferrero está consistentemente entre as primeiras empresas do mundo por sua reputação. Certamente isso se deve também às iniciativas de responsabilidade social do Grupo. Elas se resumem pela estratégia de RSC da Ferrero, que se centra na mais alta qualidade e inovação, na comunicação transparente, no cuidado com as pessoas que fizeram e ainda fazem a história do Grupo, no apoio às comunidades locais, na promoção de estilos de vida ativos entre os jovens e no forte engajamento às práticas agrícolas sustentáveis e à proteção ambiental.
A FERRERO NOS DIAS ATUAIS
Hoje, Giovanni Ferrero continua a gerir a empresa com sucesso, visando atingir metas ainda mais ambiciosas e garantir a inspiração e a motivação na empresa, tão fortemente compartilhada com seu pai, Michele, e seu irmão. Atualmente, assim como no passado, a empresa se estrutura em sólidos valores familiares.