Os compromissos da Ferrero do Brasil

Este documento apresenta os compromissos assumidos no âmbito da iniciativa brasileira denominada “Compromisso Público de Publicidade Responsável”, para implantação pela FERRERO do Brasil a partir de 1º de janeiro de 2010.

1) Compromisso relativo à publicidade em meios de comunicação dirigidos a crianças (TV, Internet e imprensa escrita)

Os crescentes níveis de obesidade no Brasil são fonte cada vez maior de preocupação, principalmente no que diz respeito às crianças. A Ferrero sempre acreditou que a função dos pais na educação de seus filhos é de importância primordial para ensinar as crianças a seguir uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável. Embora não tenha sido ainda comprovado que exista uma ligação direta entre a publicidade e os hábitos alimentares infantis, a Ferrero considera ser preferível evitar a publicidade diretamente direcionada às crianças, já que é mais provável que elas fiquem expostas a mensagens comerciais sem a supervisão dos pais. Em consonância com tais considerações, a Ferrero compromete-se:

• Se 50% ou mais do público for composto de crianças menores de 12 anos, a somente veicular a publicidade de seus produtos nos meios de comunicação (TV, Internet e imprensa escrita) nos seguintes casos:
• Produtos que atendam a critérios de nutrição específicos, baseados em provas científicas aceitas e/ou em diretrizes dietéticas nacionais e internacionais aplicáveis;
• Campanhas de marca direcionadas para a promoção de atividades físicas e esportes (sem menção de produtos específicos). Os critérios de nutrição aplicáveis serão posteriormente definidos, num próximo estágio. Até que isso ocorra, nenhum produto Ferrero será veiculado nos meios de comunicação para um público que inclua a partir de 50% de crianças menores de 12 anos.

2) Compromisso relativo a comunicações em escolas

A Ferrero acredita que muitos contratos de patrocínio podem exercer uma função benéfica no direcionamento de recursos para atividades educativas essenciais, inclusive para promover a prática de esportes nas escolas.

Ainda assim, essas atividades deverão sempre estar sujeitas à autorização expressa das autoridades de ensino competentes. Em consonância com tais considerações, a Ferrero compromete-se:

• A somente divulgar mensagens referentes aos seus produtos nas escolas de ensino fundamental mediante solicitação ou acordo específico da autoridade de ensino, para fins educativos.
Para mais informações sobre os compromissos aqui citados, favor contatar:

Claudia Wagner
Gerência Jurídica
FERRERO do Brasil
E-mail: claudia.wagner@ferrero.com